terça-feira, 11 de maio de 2010

sonhar & despertar: workshop sobre sonhos lúcidos



Iniciei-o na semana passada e queria mostrar-te o meu Diário de Sonhos.
Tinha este caderno na prateleira, oferecido por uma amiga, à espera de uma função.
Quando o teu amigo nos sugeriu um para registar os sonhos, lembrei-me imediatamente deste com um sorriso. Eu até já tinha registado alguns aqui nos bytes, mas para a tarefa a que se destina, é necessário disciplina, um ritual matinal de despertar, por isso convém mesmo que seja em papel. Olho para a minha caligrafia garatujada com um olho aberto e outro fechado e sorrio. Desde que eu perceba, não faz mal. Mais tarde poderei gravar em bytes o que for interessante.

Ninguém quis vir comigo, mas o grupo parece ser interessante, é muito heterogéneo, mais mulheres que homens, mas de idades muito diferentes.
Houve uma parte em que ficámos deitados, completamente imóveis, cobertos com uma mantinha para percebermos como é o sono. Algumas mulheres adormeceram e até ressonaram!
Eu tive alguma dificuldade em manter-me quieta - tinha comichão na testa, no peito, na perna; não sabia o que havia de fazer com a saliva - mas segui à risca os concelhos do formador (muito fixe, pareceu-me) e tranquei o corpo, deixei-o estar para ali, deixei-me estar a senti-lo sem fazer nada a não ser ter essa consciência do corpo, sem conflitos. Agora já sei o que fazer quando não conseguir adormecer - não me vou mexer a ver se resulta.

Quanto aos sonhos, têm andado fugidios. Quero dizer, eu estou sempre a sonhar, seja a dormir seja acordada, tenho essa consciência, mas nem sempre me lembro do que sonho quando durmo.
Sei que existe um mundo fascinante dentro de mim quando perco a consciência porque já espreitei um bocadinho. E tenho muita vontade de o descobrir em toda a sua plenitude!

"Os sonhos são a literatura do sono."
Jean Cocteau

Obrigada por me teres enviado o mail sobre o workshop!

2 comentários:

PaRoSan disse...

Lindos gatos!

Não podias te escolhido melhor caderno para o registo dos teus sonhos.

Dream well, sleep tight...

Sofia disse...

E borboletas! E no final tem uma bolsinha para guardar coisas, mesmo fixe para desenhos e afins!
Eu creio bem que esta textura e cores já me apareceu num sonho, em forma de sapatilhas de ballet, ou pelo menos deve ter servido de inspiração para isso.

Eu não o escolhi, creio que foi mais ele que me escolheu a mim.

Mais info sobre o caderno e a autora aqui: http://www.paperblanks.com/us/en/collections/1/filtered?collection_id=258

Nos últimos dias tenho-me conseguido lembrar de alguns fragmentos de sonhos engraçados, especialmente nomes de pessoas e diálogos engraçados, é muito divertido!

É curioso, sempre achei o sono um desperdício de tempo, sei que é indispensável para descansar, mas gostava de precisar de menos tempo. Pensar que posso aproveitar esse tempo para descobrir coisas, ter algum tipo de consciência dos sonhos é uma ideia muito motivante para dormir melhor!

Espero que também tu durmas bem e tenhas bons sonhos!